Ilusão de Óptica

Grande parte das pessoas tende a acreditar somente no que vê.
O problema é que nossos olhos (na verdade nossa mente), nos engana muitas vezes, de várias maneiras.
São coisas estáticas que parecem em movimento, retas que parecem curvas, círculos que parecem espirais, ilusões com cores e formas.
Portanto se você é daqueles que só acreditam no que vêem talvez esteja na hora de mudar os seus conceitos.
Mas preciso confessar que eu mesmo não sou fácil de ser convencido só com conversa e apesar de toda evidência contrária, eu continuo confiando muito nos meus olhos.

Vasculhando pela internet escolhi algumas imagens interessantes que demonstram como nossos olhos podem nos "pregar algumas peças":


1- Olhe fixamente para os 4 pontinhos pretos no centro da imagem e em seguida olhe para uma superfície branca (a parede ou uma folha de papel). Não é interessante?



2- Nessa imagem você verá os pontinhos em movimento, mas na verdade, acredite, está tudo parado.




3- E essa bailarina está girando para a esquerda ou para a direita? Para os dois lados dependendo de como você olhe. Confesso que tenho dificuldade em vê-la girando para os dois lados, mas é fato.




4- Esse imagens estão rodando, não estão? É, seus olhos lhe dizem isso, mas na verdade elas são totalmente estáticas, acredite.





5- Essa imagem, além de ser muito bonita, dá a impressão que está se expandindo.



6- Acredite, apesar da impressão contrária, nessa imagem só tem retas.



7- E desse monstrinhos qual é o maior? Certamente o que está por último. Não é verdade, os dois têm o mesmo tamanho.



8- Para terminar, fixe os olhar no centro da figura e veja que efeito interessante. Uma bolinha circula com a cor diferente. Que cor é essa?



Então gostou? Você pode ver muito mais dessas ilusões de óptica, em vários locais da internet. Vou citar 3 endereços onde, li sobre o assunto e vi muitas imagens e trouxe essas como exemplo:
Wikipedia
Ophtasurf
Metamorfose Digital




Veja Também:

20 Perguntas, Nenhuma Resposta - Volume 1
advinhas
Ache o Gato

Um comentário :

Anônimo disse...

as imagens que se movimenta na verdade eu acredito que seja pela movimentação das arterias nos nossos olhos. Já ficou deitado de olhos fechados e na luz solar? Faça e veja que quando ficamos de olhos fechados ficam se movimento arterias, como se vissemos celulas num microscopio se movimentando. É por isso que vemos as imagens acima se movimentando. Tente olhar fixo para as imagens acima e verá que elas não se movimentam. Tudo é uma questão fisiologica do nosso corpo.